segunda-feira, 22 de junho de 2009

RODA VIVA DA TV CULTURA NA INTERNET!!



lYGIA fAGUNDES TELLES
A escritora relembra sua trajetória e comenta temas como a presença feminina na literatura e a vida cultural brasileira


Uma boa dica para pesquisadores, professores, educadores e alunos: já estão disponibilizadas, gratuitamente, na web, todas as entrevistas feitas pelo programa Roda Vida, da TV Cultura de São Paulo. No site, o interessado encontra a entrevista, na íntegra, transcrita, bem como trechos em vídeo, verbetes, pequenas referências e fotos. Trata-se do projeto Memória Roda Viva que traz para a internet entrevistas inesquecíveis, como a do educador Rubem Alves, do sociólogo Alain Touraine, do extrovertido médico Patch Adams, do professor Philippe Perrenoud e dos filósofo István Mészáros e Edgar Morin.
Um sistema de navegação simples permite que o usuário também encontre rapidamente uma determinada entrevista, que também está dividida em cinco grandes temas. De acordo com a coordenação do projeto, a publicação das entrevistas, em formato de texto, cria um registro importante na história recente, assegura sua preservação definitiva, possibilita acesso livre a todo o conteúdo e reconstrói o processo de formação da agenda pública brasileira nas duas últimas décadas, quando se deu a discussão das questões mais relevantes da atualidade.
O Memória Roda Viva permitirá, ainda, retroalimentar a pauta do programa, a partir de críticas e sugestões, que poderão ser registradas no site. A iniciativa do projeto é da Fundação Padre Anchieta, da Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) e da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).


http://www.rodaviva.fapesp.br/materia_busca/49/Edgra%20Morin/entrevistados/edgar_morin_2000.htm

http://www.rodaviva.fapesp.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
BlogBlogs.Com.Br