segunda-feira, 22 de junho de 2009

CURSOS NA APPAI

http://www.appai.org.br/BEC.aspx


:: EM DESTAQUE ::

Transtornos de Conduta e Drogas – Um Guia para Pais e Professores
Objetivo: Proporcionar acesso ao conhecimento das formas de identificação dos principais problemas relacionados aos transtornos de conduta, problemas de indisciplina e do uso das Drogas, suas características, efeitos e conseqüências. - Orientar os Pais e Professores em como buscar tratamento e como podem agir na condição de mediadores na relação com alunos que necessitam aprender a controlar o comportamento e os impulsos.
Data Início / Data Fim: 05/06/2009 à 05/06/2009
Horário: 9h às 14h - sexta-feira
Palestrante: Dr. Gustavo Teixeira
Formação: Médico, Psiquiatra; Mestrando em Educação; Pós-graduado em Psiquiatria pela UFRJ; pós-graduado em Dependência Química pela Universidade Paulista de Medicina; pós-graduado em Saúde Mental Infantil pela Santa Casa da Misericórdia do RJ; membro da American Academy and Adolescent Psychiatry; membro da Associação Brasileira de Neurologia e Psiquiatria Infantil; professor da Escola de Pós-graduação em Psiquiatria da PUC-RJ; professor de Pós-graduação em Psicoterapia Cognitivo-comportamental do Centro
Tipo do Evento: Palestra
Situação: Aberto
Programação: O Desenvolvimento Infantil;Família e Educação; Fatores genéticos e ambientais; Transtornos disruptivos do comportamento;Características e conseqüências dos Transtornos;As Drogas e os Transtornos; Fatores de risco X Fatores Protetores;Como as Drogas agem no cérebro; Conseqüências do uso de drogas na
Inscreva-se...








Piaget e Vygotsky: Confrontos, Conflitos, Diálogos e muitas Contribuições
Objetivo: Refletir sobre as possibilidades e limites das teorias Vygotskyana e Piagetiana, discriminando o sujeito do conhecimento e o sujeito das inter-relações no processo educativo.
Data Início / Data Fim: 03/06/2009 à 03/06/2009
Horário: 9h às 13h - quarta-feira
Palestrante: Hebe Goldfeld
Formação: Mestre em Educação; Antropóloga, Psicóloga e Psicopedagoga. Atua, entre outras atividades, como docente em curso superior e pós-graduação, como Psicóloga clínica e Psicopedagoga.
Tipo do Evento: Palestra
Situação: Aberto
Programação: Piaget e Vygotsky: Histórico e Biografia;O ser construtivista como postura educacional; Etapas do desenvolvimento cognitivo segundo Piaget; Desenvolvimento e aprendizagem: A zona de desenvolvimento proximal (ZDP) como um constructor de Vygotsky; Piaget e Vygotsky:contribuições e ressignificações.
Inscreva-se...







Oficina Com Piaget na Escola: Brincando? Jogando? Trabalhando? Criando?
Objetivo: Sensibilizar os participantes , articulando prazer e dever, para a construção de outros possíveis olhares, em suas práxis pedagógicas; Construir uma teoria na prática: 1) articulando no corpo a teoria de Piaget; 2) articulando os principais conceitos piagetiano do grupo.
Data Início / Data Fim: 03/06/2009 à 03/06/2009
Horário: 13h às 17h - quarta-feira
Palestrante: Hebe Goldfeld
Formação: Mestre em Educação; Antropóloga, Psicóloga e Psicopedagoga. Atua, entre outras atividades, como docente em curso superior e pós-graduação, como Psicóloga clínica e Psicopedagoga.
Tipo do Evento: Curso
Situação: Aberto
Programação: : Vivenciar as etapas do desenvolvimento Cognitivo: Sensório-motor; Pré-operacional; Operatório Concreto; Operatório Formal
Inscreva-se...







O Pós-Modernismo Nas Histórias Em Quadrinhos
Objetivo: Apresentar quais as características gerais do Pós-Modernismo presentes na produção contemporânea das histórias em quadrinhos e de que maneira elas se manifestam.
Data Início / Data Fim: 06/06/2009 à 06/06/2009
Horário: 9h às 13h - sábado
Palestrante: Afrânio da Silva Garcia
Formação: Doutor em Letras (Letras Vernáculas) pela UFRJ; Atua na área de Letras, com ênfase em Semântica. Professor Adjunto da UERJ e da UNESA; Possui 9 livros publicados.
Tipo do Evento: Palestra
Situação: Aberto
Programação: Ultraviolência:ranxerox e lobo;a estupidez glorificada: groo e ray & stimpy (dois cachorros bobos); O herói exilado do mundo: spawn e silver surfer (surfista prateado); Tão bons e tão excluídos: x-men; Observadores e sabedores à espera do renascimento: watchmen e cagliostro; m herói no teatro do ab
Inscreva-se...







Ressignificando a Alfabetização
Objetivo: Repensar o conceito de alfabetização através da apresentação de métodos pedagógicos que contribuam efetivamente com a proposta de letramento.
Data Início / Data Fim: 09/06/2009 à 09/06/2009
Horário: 13h às 17h - Terça-feira
Palestrante: Patrícia Lorena
Formação: Mestranda em Educação Especial; Psicóloga Clínica; Psicopedagoga; Professora da cadeira de Alfabetização do curso de Pedagogia.
Tipo do Evento: Palestra
Situação: Aberto
Programação: A história da alfabetização no Brasil – um caminhar pelos métodos; A construção do conhecimento no processo de leitura e escrita; Os métodos de alfabetização; Os conceitos de alfabetização e letramento; Teóricos e tendências; A Prática em sala de aula;Uma prática inovadora;Sugestões pedagógicas.
Inscreva-se...







Linguagem Oral e Escrita
Objetivo: Discutir a relação entre língua oral e língua escrita, suas similaridades e diferenças; Apresentar as descobertas das neurociências no campo da leitura e da escrita; Compreender a natureza da leitura e da escrita em nível de palavras isoladas e no texto; Fornecer subsídios para a compreensão das dificuldades que possam surgir no processo.
Data Início / Data Fim: 16/06/2009 à 16/06/2009
Horário: 9h às 13h - Terça-feira
Palestrante: Renata Mousinho
Formação: Doutora em Lingüística pela Universidade Federal do Rio de Janeiro; Mestre em Lingüística pela Universidade Federal do Rio de Janeiro; Especializada em Psicomotricidade pelo Institut Supérieur de Réeducation Psychomotrice/Paris; Graduada em Fonoaudiologia.
Tipo do Evento: Palestra
Situação: Aberto
Programação: Relação Leitura x Escrita; Relação Língua Oral X Língua Escrita; Desenvolvimento da escrita na humanidade: Pressupostos sociointeracionistas, construtivistas e cognitivistas; Processamento de dupla rota – para leitura e para escrita; Hipótese do Déficit no Processamento Fonológico; Abordagem conexionista; Níveis lingüísticos na língua escrita; Tipo
Inscreva-se...







Bases Psicomotoras do Desenvolvimento Infantil
Objetivo: Refletir sobre a Infância, reconhecendo as bases psicomotoras que sustentam a formação da subjetividade, das capacidades cognitivas e sociais. Ampliar a compreensão desta fase da Espiral do Desenvolvimento para o aperfeiçoamento das práticas docentes.
Data Início / Data Fim: 17/06/2009 à 17/06/2009
Horário: 9h às 13h - quarta-feira
Palestrante: Prof. Doutor Eduardo Costa
Formação: Doutor em Ciências: Saúde da Criança - IFF/FIOCRUZ - M.S.; Coordenador da Pós-Graduação em Psicomotricidade & Educação - AEDB/Resende - RJ.; Coordenador da Formação em Psicomotricidade Educacional e Clínica com base no Pensamento Complexo - Transpsicomotricidade - EDU UERJ; Presidente da ONG Sociedade Brincar é Viver (HUPE, HEMORIO, INCA); Docente das Pós-Graduações em Psicomotricidade da EDU UERJ e da UCB; Docente da Pós-Graduação em Dificuldades de Aprendizagem: Prevenção e Reeducação
Tipo do Evento: Palestra
Situação: Aberto
Programação: Vida Intra-Uterina: as raízes motoras da Subjetividade; A fase de Bebê e a Formação da personalidade através do diálogo “corpo-a-corpo”; Os Conceitos Psicomotores (tônus, coordenações, esquema e imagem corporal, orientação espaço-temporal, etc) e suas relações com a Aprendizagem;Infância: novos olhares sobre o conceito de desenvolvimento e cidadani
Inscreva-se...







TDAH - Déficit de Atenção/Hiperatividade na Escola
Objetivo: Propiciar aos profissionais de educação lidar com o TDAH, na sala de aula e em todos os ambientes escolares.
Data Início / Data Fim: 19/06/2009 à 19/06/2009
Horário: 9h às 13h - sexta-feira
Palestrante: Dr. Gustavo Teixeira
Formação: Médico, Psiquiatra; Mestrando em Educação; Pós-graduado em Psiquiatria pela UFRJ; pós-graduado em Dependência Química pela Universidade Paulista de Medicina; pós-graduado em Saúde Mental Infantil pela Santa Casa da Misericórdia do RJ; membro da American Academy and Adolescent Psychiatry; membro da Associação Brasileira de Neurologia e Psiquiatria Infantil; professor da Escola de Pós-graduação em Psiquiatria da PUC-RJ; professor de Pós-graduação em Psicoterapia Cognitivo-comportamental do Centro
Tipo do Evento: Palestra
Situação: Aberto
Programação: A escola: formação acadêmica, socialização e inclusão;Professor: Um profissional de saúde mental infantil?; O que é transtorno de défícit de atenção/hiperatividade; Quais são as causas; Transtornos associados; Tratamentos; Como ajudar em sala de aula; Como ajudar em casa.
Inscreva-se...







O Estresse do Professor
Objetivo: Conhecer o que é stress, identificá-lo em si mesmo e nos alunos, e aprender a lidar com o stress no dia-a-dia e no exercício da profissão acadêmica.
Data Início / Data Fim: 20/06/2009 à 20/06/2009
Horário: 9h às 13h - sábado
Palestrante: Lucia Novaes
Formação: Mestre em Psicologia Clínica; Docente da UFRJ e Diretora Técnica do Centro Psicológico de Controle do Stress.
Tipo do Evento: Palestra
Situação: Aberto
Programação: O que é Estresse; Sintomas do Estresse; Fases e fontes do Estresse; O professor e o Estresse; Fontes comuns de Estresse do professor; Estressores Modernos; Tecnostress; conseqüências do Estresse; Controle do Estresse.
Inscreva-se...







Potencialização Cognitiva: Instrumento de Aprendizagem Significativa!
Objetivo: Apresentar uma metodologia que facilite aos profissionais de Educação promover a potencialização da aprendizagem significativa.
Data Início / Data Fim: 24/06/2009 à 24/06/2009
Horário: 9h às 13h - quarta-feira
Palestrante: Gleice Albuquerque
Formação: Pós-graduada em Potencialização Cognitiva pelo ICELP (International Center for the Enhancement of Learning Potential) de Israel. Níveis 1 e 2. Pós-graduada em Docência do Ensino Superior pela Universidade Gama Filho;Teoria de Potencialização Cognitiva.Graduada pela UFRJ em Letras – Português-Inglês; Licenciatura Plena - Faculdade de Educação da UFRJ.
Tipo do Evento: Palestra
Situação: Aberto
Programação: O Potencial de aprendizagem; O que é Mediação Cognitiva; Fatores indispensáveis para a aprendizagem; O que é aprendizagem mediada; Características de uma aula mediada; Estratégias para possibilitar a aprendizagem significativa; A arte de perguntar; Relato de experiência bem-sucedida com Mediação Cognitiva.
Inscreva-se...







Autismo: Dúvidas, Intervenção, Inclusão
Objetivo: Refletir sobre as possibilidades, ações e limites dos Espectros Autísticos
Data Início / Data Fim: 27/06/2009 à 27/06/2009
Horário: 9h às 13h - sábado
Palestrante: Valéria Mendonça
Formação: Educadora, Psicomotricista e Psicopedagoga; Titular da Sociedade Brasileira de Psicomotricidade; Tutora em EAD (Educação a Distancia) pela UNIRIO, RJ, no curso de pós – graduação em Educação Especial; Atua como voluntária, no programa CAPITAH – Centro de Atendimento e Pesquisa Interdisciplinar do Transtorno de Atenção e Hiperatividade e no programa CAPTID - Centro de Atendimento e Pesquisa Interdisciplinar do Transtorno Invasivo do Desenvolvimento da Santa Casa de Misericórdia, Rio de Janeiro, R
Tipo do Evento: Palestra
Situação: Encerrado
Programação: Breve Histórico, Identificação, Características, Variantes, Técnicas e Intervenções, Psicomotricidade, Inclusão, Vivência. OBS.: Solicitamos aos participantes que usem roupas confortáveis para a vivência.
Inscreva-se...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
BlogBlogs.Com.Br