segunda-feira, 24 de agosto de 2009

AULA 2: 25/08/2009

TEXTOS:
A AULA DE PORTUGUÊS
CADÓRIO, Leonor. "O GOSTO PELA LEITURA", Liboa: Livros Horizontes, 2001

Adorei o texto! O que mais gostei de saber foi:

1) Elementos que estimulam o leitor: necessidade pessoal ou curiosidade, exemplo e expressão
2) Tipologia de dificuldades de leitura: afetivo, cognitivo, pragmático
3) Estratégias para aproximar os alunos da leitura:
criar contato com acervo de livros
aceitar as opções dos alunos
articular obras literárias com obras do agrado dos jovens
ancorar conteúdos das leituras na experiência dos alunos
optar pela leitura integral
dar tempo para a leitura
criar ambiente de leitura
jovens como mediadores dos livros
projeto do tipo de leitor
coordenar os momentos de leitura
proporcionar leitura e debate em grupo
regular a vida dos grupos
utilizar audiovisuais e média
graduar materiais de leitura consoante a dificuldade, características e evolução do aluno
responsabilizar por atividades
atividades de difusão
sensibilizar para certas efemérides






A PALAVRA LITERÁRIA
PAPES, Cleide da Costa e Silva. A vivência e as invenção da palavra literária. São Paulo: Humanitas; Paulinas, 2008.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
BlogBlogs.Com.Br